13 de mai. de 2008

Eliminando a Idéia de Raça

O tema “raça e racismo” continua sendo um dos mais inadequadamente abordados por escolas, universidades, governos, religiões, meios de comunicação e até movimentos sociais, o que, infelizmente, colabora para que o preconceito se perpetue.

Para que possamos mudar este quadro, é importante que procuremos entender e divulgar o fato cientificamente comprovado de que não existem raças humanas, pois ainda continuamos ouvindo frequentemente que existem quatro raças ou que o povo brasileiro é constituído por uma mistura de raças e outros erros deste tipo...

Então, compartilho com vocês (link abaixo) um texto acadêmico, escrito pelo antropólogo e professor da USP Kabengele Munanga, que aborda a questão de forma bastante clara. Alguns pontos:

- Todos os seres humanos formam uma única espécie. Cientificamente falando, não existem raças humanas. O conceito de raça foi forjado por “cientistas” e “religiosos” equivocados ou mal-intencionados e serviu para tentar justificar as relações de dominação entre classes e povos, a fim de legitimar os interesses de empreendimentos imperialistas e escravocratas. Hoje, a palavra raça só é aceitável se usada no sentido cultural.

- O estudo do genoma humano já provou que não existem variações genéticas suficientes para sustentar a idéia de que os indivíduos de distintas cores de pele fariam parte de “raças diferentes”.

- As diferenças de cor de pele que vemos entre as pessoas resultam da exposição dos primeiros humanos às condições climáticas e geográficas das diversas regiões do planeta. Por exemplo: nas regiões onde o sol era mais forte, nossos ancestrais desenvolveram características que lhes permitissem suportá-lo. O mesmo se deu nas regiões frias, onde a pele clara se destinava ao aproveitamento do sol escasso. Depois, com o abrandamento das condições climáticas e a ocorrência dos fluxos migratórios, tudo isso se mesclou e pessoas de cores diferentes passaram a habitar as mesmas regiões.

- O conceito de etnia é usado pela Antropologia para se referir às diferenças culturais entre grupos humanos. Sendo assim, entre pessoas de pele branca existem diferentes etnias, assim como entre pessoas de qualquer outra cor de pele. Então, é errado falar em etnia negra, etnia branca, etc. Na África, por exemplo, existem diversos grupos étnicos (com hábitos e estrutura lingüística próprios), embora sejam todos negros.


É fundamental que tenhamos claros estes conceitos para que, sempre que possível, ajudemos a eliminar esta idéia de raça que já causou e ainda causa tantos malefícios.


Leia o texto:

http://www.acaoeducativa.org.br/downloads/09abordagem.pdf

Nenhum comentário: